Plano de classificação

Terra Mãi : semanário regionalistaNível de Descrição:Documento simplesExtensão/Dimensão:1 jornal (4 p., 505 x 347 mm)Data de Produção Inicial:1935-04-07Data de Produção Final:1935-04-07Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência:Forma: DoaçãoDescrição: Victor Manuel da Luz Varela PintoData: 2008Nome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:Nome do Produtor: Terra Mãi.1934-1938História Administrativa: O jornal Terra Mãi, surge na então Vila de Pombal, no primeiro dia do ano de 1934. Tem como proprietário e editor um prestigiado comerciante pombalense, Grégório Varela Pinto. Como director e redator principal, encontramos os pombalenses e irmãos Amadeu da Cunha Mora, médico, e Mário da Cunha Mora, respectivamente. O administrador era um abastado proprietário, também natural da vila de Pombal, Adalberto Borges Leitão. A sede da administração e da redação funcionava na Rua Alexandre Herculano, sendo composto e impresso na Tipografia Leiriense, limitada, na cidade de Leiria. A partir de 9 de Dezembro desse ano, surge o nome de Baltazar R. Figueirinhas, como chefe de redação, que se manterá em funções até 15 de Dezembro de 1935. Também a sede da administração e redação, muda de localização, para se instalar na Rua Dr. António José Teixeira (conhecida por rua Direita).
Após dois anos sem chefe de redação, surge no jornal de 21 de Novembro de 1937, José dos Santos Figueira. a ocupar aquele cargo.
O jornal encerra definitivamente no ano de de 1938, com a publicação do seu ultimo número, datado do dia 17 de Julho desse ano.
Âmbito e Conteúdo:Terra Mãi : semanário regionalista / prop., ed. Gregorio Varela Pinto ; dir. Amadeu da Cunha Mora. - Leiria : Tipografia Leiriense. - Ano II, nº 66 (Abr. 1935). - Semanário.Notas:Este documento encontra-se registado no livro de registo de inventário do Arquivo Municipal de Pombal com o nº de inventário 20.Código de Referência:PT/CMPBL-AMPBL/AESP/HEM/CJPBL/09/0067