Plano de classificação

ARQUIVO MUNICIPAL DE POMBALNível de Descrição:Subentidade DetentoraTelefone:236210585Internet:http://arquivomunicipal.cm-pombal.ptServiços:Pesquisa documental presencial e on-line; Serviço de referência; Reprodução de documentos; Produção de exposições documentais e temáticas; Consulta: 2.ª a 6.ª feira (9.00: 12.00-14.00: 17.00 horas). História Administrativa:O Arquivo Municipal de Pombal, é um arquivo público, dependente da Câmara Municipal de Pombal, foi criado por deliberação camarária de 9 de Dezembro de 2002, no âmbito do Programa de Apoio à Rede Nacional de Arquivos Municipais (PARAM), do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, tendo sido comparticipado financeiramente para a sua instalação, em edifício construído de raiz. A primeira pedra foi lançada no dia 11 de Novembro de 2004, sendo inaugurado no dia 29 de Julho de 2006.
Constituído fundamentalmente pela massa documental produzida e recebida pelos diversos serviços municipais no decorrer das suas funções, desde o século XVIII, até aos nossos dias para preservar a memória dos atos da administração para efeitos de testemunho, prova ou informação, como garantia dos direitos dos cidadãos. Muitos são os registos nas mais diversas formas: livros, pergaminhos, cartazes, fotografias, postais, entre outros, de extrema relevância para o estudo da história do nosso Concelho.
O Arquivo cuja área total é de cerca de 1.077 m2, é composto por: receção; sala de leitura com capacidade para 8 lugares para consulta gratuita, sendo um espaço equipado com o sistema de "wireless", permitindo o acesso à internet, a partir dos computadores de uso pessoal, onde se encontra uma pequena biblioteca de apoio à investigação de livre acesso, e onde se podem consultar os instrumentos de descrição documental (IDD’S), inventários e catálogos; 3 gabinetes técnicos; sala de reuniões; 2 depósitos com capacidade para cerca de 3.400ml de documentação.
Para além de preservar, tratar arquivisticamente e acessibilizar todos os documentos à sua guarda, tem, ainda, a responsabilidade de promover a recolha de documentação considerada de interesse para a história municipal, por compra, depósito ou doação.
Código de Referência:PT/CMPBL-AMPBL